Estamos de Casa Nova! Conheça o Novo Blog Rodrigo Gonzales com Conteúdo Exclusivo

Imagem
Estamos de Casa Nova (Quase!): Uma Nova Fase Cheia de Conteúdo para Você! 🚨 Temos uma novidade incrível para você que acompanha nosso trabalho sobre **Educação, Tecnologia, Moodle e Gestão de Projetos**: estamos de casa nova (quase)! Nos últimos tempos, crescemos bastante — tanto em conteúdo quanto em audiência — e percebemos que era hora de dar um próximo passo. Pensando em oferecer uma experiência mais moderna, organizada e rica em recursos, estamos consolidando toda nossa produção de conteúdo em um único lugar: 👉 rodrigogonzalesblog.com Por que mudar? Durante muito tempo, mantivemos dois blogs ativos: o tradicional no Blogger e o novo no Wix . Ambos cumpriram seu papel, mas o Wix se mostrou mais completo para a nova fase do projeto: ✅ Mais flexibilidade de design ✅ Maior interatividade com os leitores ✅ Integração com o ambiente de demonstração do Moodle ✅ Melhor SEO e performance Nosso objetivo é simples: transformar o novo blog no ponto central de referência em EdTech...

Processos, Metodologias, Cérebro Humano e EAD?!


Hoje vim falar sobre uma publicação bem antiga, de 2010, que encontrei no blog "Gestão 2.0" da revista INFOEsse artigo fala sobre como as pessoas lidam com crenças e superstições na hora de fazer a gestão de um projeto e também como nosso cérebro trabalha as informações que recebemos do ambiente. Um ótimo exemplo disso é a comparação feita pelo autor, que diz: "Nós preferimos levar um produto '80% light' do que um '20% gorduroso', apesar de ambas as frases dizerem a mesma coisa."

Na minha opinião, o blog do Fabio Akita  foi um dos melhores já feitos para o portal da revista. E gosto muito deste artigo, em especial, pois podemos visualizar perfeitamente conexões entre o que escreve o autor e fatos cotidianos na vida de quem é gestor de cursos em EAD. Vou exemplificar um dos vários casos nos quais podemos verificar a aplicabilidade das palavras do autor na administração de um ou mais cursos. Primeiro, devemos deixar claro que não estou dizendo que metodologias e processos são ineficientes; pelo contrário, sou a favor de que todo curso seja tratado como um pequeno projeto dentro do nosso ambiente educacional. Conforme o guia PMBOK, as principais características de um projeto são:
  1. Temporários, possuem um início e um fim definidos;
  2. Planejados, executados e controlados;
  3. Entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos;
  4. Desenvolvidos em etapas e continuam, por incremento, com uma elaboração progressiva;
  5. Realizados por pessoas;
  6. Com recursos limitados;
Em uma segunda oportunidade, pretendo escrever um artigo apenas para ilustrar a importância de dizer que cada curso é um projeto e por que não considero a utilização de métodos ou aplicativos que "fazem seu curso em 5 passos" uma solução viável.

Voltando ao tema, podemos notar que tentamos encontrar padrões em todas as nossas ações quando criamos um curso. Por exemplo, no curso "Português para Concurso 2010", tivemos um determinado resultado, porém, com o mesmo curso, ministrado em 2011, tivemos resultados muito piores. No ano seguinte, 2012, adicionamos vídeos ao nosso conteúdo e tivemos um resultado muito bom, mas, novamente, tivemos baixos resultados no ano de 2013. O que estamos fazendo de errado? Qual a metodologia correta para todos os anos? Existe algum aplicativo que possa resolver este problema? Bom, se tiver algum, me avise aqui no blog, pois eu não conheço.

Podemos tentar encontrar padrões. Por exemplo, os anos pares estão melhores que os ímpares, os alunos mais velhos estudam mais que os novos, os novos têm mais facilidade em entender o conteúdo que os mais velhos, a turma que possui mais mulheres se sai melhor que as que têm mais homens, ou vice-versa. Analisar padrões nos ajuda a saber as tendências, porém não impedem o erro. Podemos mitigar o erro, utilizando métodos, processos e aplicativos, mas nunca podemos dizer que temos uma solução 100% confiável, principalmente quando somos administradores ou tutores de diversas estruturas. A escola é diferente da universidade, e a universidade X é diferente da universidade Y, e essa variabilidade exige uma abordagem personalizada.

Akita conclui que "Tentativa e erro. Adaptação. Evolução. É assim que se gerencia qualquer coisa." Acrescento ainda que o estudo é a principal ferramenta que podemos utilizar para evitar os erros e espantar as superstições, pois o estudo é simplesmente o ato de observar as tentativas e erros de outras pessoas. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Melhores Temas Grátis para Moodle | Personalize Seu EAD!

Moodle de demonstração gratuito: Explore Recursos e Atividades Essenciais.

Como Migrar o Moodle para um Novo Servidor em 2024